Encontre empresas e profissionais próximos a você! Simples, prático e rápido!
Organização do Casamento

Dicas para escolha das músicas da cerimônia

A escolha das músicas da cerimônia de casamentos sempre envolve uma série de aspectos: local, formação dos músicos, quantidade de entradas e também do gosto dos noivos. Assim, nada melhor que uma ajuda profissional para auxiliar neste decisão tão importante.

Assim, pedimos ajuda para o pessoal do Coral e Orquestra Del Chiaro, que desde 1996 oferece serviços de músicos para casamentos.  Vamos as dicas que eles nos passaram:

O primeiro ponto de atenção é a adequação do repertório ao local. No caso de cerimônias em igrejas, prefira músicas clássicas ou até mesmo sacras. Já em locais mais informais, as músicas mais populares são aceitáveis. Alguns locais também proibem certos instrumentos (ex: metais ou percussão). A dica aqui é sempre conversar tanto com seu contato na Orquestra/Coral que tem experiência sobre o que é permitido no local.

A segunda dica é a adequação da formação dos músicos com o repertório escolhido. Em geral, os pacotes com menos músicos podem limitar as opções de escolha. Isso pode até parecer que as empresas sempre “forçam” as formações maiores, mas não é, dependendo da música são necessários instrumentos ou tons/vozes distintas que precisam estar presentes para dar a magia necessária.

A terceira dica é a quantidade de entradas e isso vai determinar a quantidade de músicas necessárias. Em geral, são tocadas de cinco a dez músicas, dependendo do seu cerimonial de casamento. Em geral, os momentos são:

1 – Entrada dos Padrinhos

Na entrada dos padrinhos, a grande maioria do repertório musical pode ser utilizada, desde temas de filmes, músicas clássicas e também músicas populares. Podem ser alegres, cantadas ou instrumentais.

2 – Entrada do Noivo

Para este momento, uma certa “pompa” e o caráter masculino e nobre pode ser explorado. Como o casamento está ainda começando, não se deve colocar uma música muito grandiosa (o ápice deve ser sempre a entrada da noiva). Em muitos casamentos este momento não existe, pois o noivo entra logo após o cortejo dos padrinhos.

3 – Entrada das floristas/pajens

A entrada dos floristas / pajens é sempre um momento alegre e de descontração dos convidados. Em geral, as crianças sempre geram um sorriso e comentários dos convidados. Em geral, músicas mais suaves ou os temas infantis são os ideais. As opções mais pedidas são os violinos e flauta pelo seu timbre aveludado.

4 – Clarins e Clarinada

Algumas noivas gostam de colocar os clarins para anunciar sua chegada. Os instrumentos, com flâmulas personalizadas, oferecem grande requinte. Os músicos tocam em frente ao altar, o que é conhecido como “clarinada” ou anúncio de que a noiva está chegando. Para este momento, a escolha é por músicas curtas e de grande impacto, preparando os convidados para o grande momento. Os instrumentos de metal (clarins, trombones, trompetes, trompas) e a percussão são essenciais para dar mais brilho.

5 – Entrada da Noiva

Este é o grande momento. Músicas solenes, de grande impacto, pompa e brilho são necessárias. A tradicional marcha nupcial é muito tocada mas existem outras opções também, como o Bolero de Ravel ou a Pompa e Circunstância.

6 – Pajens trazendo alianças

Para a entrada dos pajens sugerimos também músicas mais suaves. Devemos seguir os mesmos critérios para a entrada das floristas / pajens.

7 – Benção das Alianças

A bênção das alianças pedem uma música mais introspectiva e suave, por ser um momento mais profundo. Um solo de violinos ou a tradicional Ave Maria com um tenor são as mais pedidas.

8 – Assinaturas

O momento da assinatura segue os mesmo padrões da benção. Em muitas igrejas esse momento não requer música, e apenas um fundo musical de curta duração (o momento é muito breve). Entretanto algumas opções de músicas podem ser reservadas e os músicos a tocarão caso haja este momento em sua cerimônia.

9 – Cumprimentos

Esse é um dos momentos mais emocionantes da cerimônia. Lágrimas de pais e parentes são muito comuns e músicas alegres e românticas são muito adequadas para esse momento.

10 – Saída

A alegria deste momento é indescritível. Todos os músicos devem ser utilizados para que a música seja grandiosa. Como na entrada da noiva, uma formação com coral e orquestra proporciona uma emoção especial.

Por último, a cerimônia deve ter a cara dos noivos, então pensem nas músicas que mais combinam com vocês e com cada momento da sua cerimônia como se fosse a escolha da trilha sonora do seu filme. Para isso, procure escutar as diversas opções de músicas para cada ocasião. Geralmente as Orquestras e Corais tem exemplos disponilizados na internet ou em CDs/DVDs.

Para mais informações sobre nosso parceiro, acesse a página do Coral e Orquestra Del Chiaro no Guia de Casamentos myWedding.

Leave a Comment